DIPS utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

BLOG DIPS

Confira a seguir as últimas notícias sobre Instalações e Distribuição! Você encontra conteúdos exclusivos e as principais recomendações e informações produzidas especialmente por nossa equipe de ESPECIALISTAS.

Dicas

Multímetro: 5 funções essenciais dessa ferramenta

O que é um multímetro e para que serve essa ferramenta? Entenda sua utilização e os tipos de medição que ela realiza.
funções do multímetro
COMPARTILHE

Se você não faltou às aulas de Física, certamente sabe o que é um multímetro. Brincadeiras à parte, se está aqui é porque dominava a disciplina.

De qualquer forma, vamos ao conceito!

O multímetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir algumas grandezas elétricas. 

Ele é um dos principais instrumentos de medição usados atualmente, por causa da sua fácil utilização.

No artigo de hoje falamos sobre a aplicação dessa ferramenta e quais os tipos de grandezas elétricas o multímetro é capaz de medir. 

Saiba mais, leia o artigo!

Para que serve um multímetro?

Como dissemos, para medir grandezas elétricas, como corrente, potência, tensão e resistência. 

Amplamente utilizado por técnicos em eletrotécnica e eletrônica, por sua simplicidade de uso e por ser fácil de carregar, o multímetro une as funções do amperímetro, ohmímetro e voltímetro.

Essas funcionalidades permitem que o aparelho seja usado com bastante agilidade na montagem de circuitos e manutenções preventivas, dentre outros tipos de operações. 

Alguns fabricantes disponibilizam opcionais ao equipamento. Dessa forma, se consegue ter um aparelho que também tenha as funções de frequencímetro, termômetro e capacímetro. 

Usos dos multímetros

Esses aparelhos podem ter utilidade doméstica, os tipos mais simples e em que o risco de acidente é menor, e uso industrial. O uso industrial apresenta riscos maiores, por causa de maiores correntes de curtos-circuitos. 

O que difere um modelo para uso doméstico de um modelo para uso industrial é a construção interna do equipamento. Os modelos industriais apresentam características diferenciais como:

  •  maior espaçamento entre a placa de CI e a carcaça;

  • trilhas do CI mais espaçadas;

  • maior robustez a transientes.

Quais são as principais aplicações do multímetro?

Apesar de ser um aparelho pequeno em tamanho, o multímetro é grande no número de aplicações. 

Veja só:

  • em oficinas mecânicas, é usado para o teste de relés, baterias, fusíveis; bobinas de ignição, sistemas de som, dentre outros;

  • na indústria, o multímetro é usado em processos de manutenção de equipamentos industriais. Ele facilita para o técnico identificar rapidamente problemas envolvendo máquinas ou instalações;

  • em oficinas de eletrônicos, o aparelho é amplamente utilizado para o teste de cabos, baterias, fusíveis, indutores, além de fazer provas de circuitos e promover ajustes em equipamentos como transmissores e amplificadores;

  • para quem trabalha com eletrônica digital e computadores, o multímetro é utilizado para os testes de verificação de sinais, testes em fontes, no-breaks e placas; dentre outros;

  • em laboratórios de eletrônica, o aparelho é utilizado para os testes de equipamentos médicos e industriais, além de medição de oscilações ou tensões muito altas, entre outras aplicações.  

Quais os tipos de multímetros que existem?

De forma geral existem dois tipos de multímetro, o analógico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal líquido). Cada um com sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistores. 

Ao longo dos anos, os multímetros digitais ganharam mais funções, sendo capazes de medir vários componentes que antes podiam ser testados somente com os multímetros analógicos.

Suas principais diferenças são:

  • os analógicos mostram o resultado da leitura usando um ponteiro e uma escala, já o multímetro digital exibe a medição em forma numérica através de um visor de LCD;

  • a saída dos multímetros analógicos é contínua, com isso pode ocasionar erros de aproximadamente 3% na medição. Por sua vez, os multímetros digitais têm uma margem de erro de aproximadamente 0,5%;

  • há uma maior gama de medições em um multímetro digital do que o analógico, como, por exemplo, a possibilidade de medir capacitância, temperatura e frequência. Dessa forma, essas características tornam o multímetro digital mais versátil;

  • a calibração dos multímetros analógicos é feita manualmente, já a maioria dos multímetros digitais são calibrados automaticamente antes de cada medição;

  • um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor o valor numérico da grandeza medida, sem necessidade de ficar fazendo multiplicações e leituras em escalas complicadas como ocorre com multímetros analógicos.

Se você trabalha ou vai trabalhar com um multímetro, deve saber onde encontrar esse equipamento: na Dips Distribuidora! Navegue por nosso site, veja as opções em multímetros e conheça todos os segmentos que trabalhamos.

Gostou do conteúdo? Abordamos tudo que você precisava saber sobre multímetros? Comente!